Novo coronavírus é encontrado dentro do cérebro de uma criança aqui no Brasil

Essa descoberta mostra que a infecção consegue chegar ao cérebro e causar sérios danos.

Pesquisadores brasileiros fizeram uma importante descoberta, pois encontraram evidências de que o coronavírus pode chegar ao cérebro de suas vítimas e com isso acaba causando sérios danos neurológicos.

Nesta última segunda-feira (14), os cientes brasileiros publicaram o estudo na bioRxiv, mas agora é preciso que seja feita a revisão de pares, mesmo assim já é um importante avanço no conhecimento desta doença que tem afetado o mundo inteiro.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, os pesquisadores começaram a analisar os resultados referentes à necropsia de uma criança que tinha pouco mais de 1 ano de idade e que morreu após ser infectada pela Covid-19.

O vírus foi encontrado no cérebro desta criança e também foi possível constatar que boa parte dos tecidos cerebrais estavam destruídos. Uma questão que ainda é dúvida para o cientistas é se o coronavírus seria capaz de se replicar nas células cerebrais, por isso as pesquisas continuarão sendo feitas.

Segundo a publicação, esse estudo mostra que uma estrutura presente no sistema nervoso e também o ventrículo lateral podem funcionar como uma porta de entrada para o coronavírus chegar até o sistema nervoso central.

Esses pesquisadores informaram que o vírus encontra dificuldade de se espalhar rapidamente para o parênquima cerebral, mas novos estudos poderão dar uma luz sobre como tudo acontece e assim a medicina conseguirá desenvolver métodos mais eficazes para ajudar os pacientes.

A Covid-19 precisa continuar sendo estudada para que as cientistas possam entender como ela ataca o corpo humano, desta forma fica mais fácil criar barreiras e medicamentos para ajudar o paciente a reagir.

 

Escrito por Russel Morais

Escrevo notícias sobre o mundo dos famosos, os últimos acontecimentos do Brasil e no mundo, além de curiosidades, dicas, economia, tecnologia.