Por que tomar café pode causar vontade de ir no banheiro?

Por que a bebida causa esta sensação?

Muitas pessoas quando tomam café podem se sentir um pouco mal após a ingestão da bebida, principalmente com bastante vontade ir rápido até o banheiro.

Então, pode surgir a dúvida, por qual motivo a bebida causaria esta sensação, comum em tantas pessoas?

Diante disso, a médica Elaine Moreria, filiado à Federação Brasileira de Gastroenterologia, comentou que o fato do café causar uma vontade ir no banheiro é por conta de possuir substâncias que aumentam os movimentos em nossos intestinos, o que causa todas as sensações.

Porém, apesar desta vontade, ela ressaltou que o café não faz mal para o intestino.

Ela comentou que se trata de um alimento saudável, desde que consumido com moderação.

A vontade de ir no banheiro estaria ligado a uma substância presente na cafeína que estimula o chamado cólon, uma parte ligada ao nosso intestino grosso.

Alguns estudos indicam que tomar café com moderação pode ser eficaz para melhorar o intestino e reduzir a gordura que pode estar presente no fígado. Uma xícara de café pode trazer muitos benefícios para os microrganismos que residem em nosso estomago.

A médica volta a ressaltar que o importante é consumir com moderação, levando em consideração o metabolismo presente em cada pessoa, tomando a bebida desta maneira, ela não causará nenhum tipo de problema, ou seja, nada de azia, gastrite ou úlcera.

E apesar de aumentar a vontade de ir no banheiro, o recomendado para alguém que está com prisão de ventre é sempre beber muita água e comer fibras, neste caso, o café seria desaconselhado.

Escrito por Juliana Gomes De Souza

Colunista de notícias sobre diversos assuntos. Apaixonada por literatura e a arte da escrita. Escrevo sobre tudo que envolve o mundo do entretenimento, além de falar das principais noticias sobre o dia a dia.